Por que a Igreja Bola de Neve seduz surfistas, jovens de classe média e famosos?


   surfandocomjesus1_50.jpg

Poucos metros separam dois points da juventude carioca: a Praia do Pepê e o templo da igreja Bola de Neve Church, ambos na Barra da Tijuca. Na praia, os surfistas usam as pranchas para pegar onda e, nos cultos, elas estão no altar. É isso mesmo. Criada há quase uma década por um surfista de São Paulo, Rinaldo de Seixas Pereira, a igreja nasceu com o objetivo de aproximar os jovens da religião. Hoje, os cultos mostram que a meta foi alcançada. Qualquer um dos 75 templos espalhados pelo País fica lotado de meninas e meninos bronzeados, bonitos, malhados, tatuados. De quebra, ela também está conquistando famosos como os atores Guilherme Berenguer, Fernanda Vasconcellos, Thiara Palmieri, Alexandre Frota e o cantor e ex-Raimundos Rodolfo. O que atrai tanta gente? Há, certamente, mais de um motivo. O púlpito em forma de prancha, a pregação embalada pelo reggae, a Bíblia com imagens de esportes radicais na capa, além de pista de skate. O culto parece uma festa. Mas os preceitos bíblicos, entre os quais virgindade até o casamento, são o centro das atenções. Segundo Eduardo Refkalefsky, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em comunicação religiosa, o sucesso está justamente no equilíbrio entre forma e conteúdo: “A Bíblia é apresentada com uma linguagem jovem. A informalidade é atraente e gera identificação”, afirma.

Tudo é diferente, a começar pelo nome. Bola de Neve quer dizer algo que não pára de crescer. “Acreditávamos que a igreja começaria pequena e ficaria grande, como uma avalanche”, explica Rinaldo, o pastor Rina, 36 anos, ex-usuário de drogas que se tornou evangélico após contrair uma hepatite, em 1992. “O nome é diferente porque a igreja é diferente”, resume. O ator Guilherme Berenguer concorda. Ele encontrou na Bola de Neve um ambiente estimulante: “O que fascina é a possibilidade de receber orientação espiritual de uma forma completamente descontraída e livre. Não tem o peso que eu sentia na escola dominical quando criança. Eu não absorvia tanto os ensinamentos da forma como eram passados. Não tinha essa identificação.” Sempre que pode, o ator vai aos cultos, que são realizados duas vezes por semana, aos domingos e às quartas-feiras.

 surfandocomjesus2_50.jpg  

Cânticos em ritmo de reggae e rock dão início à reunião. Os nossos jovens dançam, acompanhando os passos de duas dançarinas que agitam lenços coloridos. De calça jeans, tênis e camisa florida, o pastor Gilson Mastrorosa, 33 anos, sobe ao altar meia hora depois. “A igreja tá bombando”, diz ao microfone, arrancando palmas dos fiéis, que ainda procuram um lugar para sentar ou mesmo ficar em pé. Ele pára e observa a movimentação. De repente, se joga no chão, simulando um cochilo. As gargalhadas são inevitáveis. “Pára de palhaçada. Vamos prestar atenção”, pede, ainda rindo, ao se levantar. Mas as brincadeiras continuam, mesmo durante o casamento de dois vendedores que superaram uma crise conjugal. “Deixa ver se essa aliança não é dá China”, brinca, antes de celebrar a união de Fernanda de Lucena e Roberto de Azevedo, ambos de 33 anos. “A gente não faz tipo de pastor. No altar somos nós mesmos”, afirma, convencido de que isso é uma vantagem. Cunhado de Rina, foi ele quem instalou a igreja no Rio, há cerca de três anos. Nos primeiros seis meses, as reuniões realizadas em uma sala de um edifício comercial, na Barra, tinham apenas uma dúzia de freqüentadores. Hoje, o salão para 600 pessoas está pequeno e, por isso, será ampliado em breve. Sem contar que a zona sul deve ganhar um templo ainda este ano.

O pastor, porém, pára com as gracinhas ao pedir a colaboração dos fiéis. É hora do dízimo. Embora mantenha o tom informal, recheado de gírias, o discurso também é mais sério quando começam os estudos bíblicos. Segundo o professor Refkalefsky, da UFRJ, a Bola de Neve tira proveito das novas tecnologias, muito utilizadas pelos jovens. “Além do site, que mais parece o de uma grife de surfwear, eles são muito populares em páginas como o Orkut. Esse boca a boca virtual a ajuda a crescer”, argumenta. A informalidade, contudo, não se confunde com flexibilidade. Quem é da igreja segue a Bíblia. Ninguém está proibido de ir a festas, mas os jovens fiéis acabam evitando as noitadas, normalmente regadas a bebidas. É o caso da estudante Milla Knesse, 17 anos, que se converteu aos 14 e já começa a fazer pregações para adolescentes. “Não vou mais a alguns lugares aonde ia porque meus objetivos mudaram, mas continuo saindo muito”, diz Milla, que pega onda, faz kitesurf e usa as mesmas roupas das meninas de sua idade. Mas não namorou mais desde que se converteu. “Entrei na igreja namorando um menino que não freqüentava. Eu achava que não íamos terminar, mas não deu certo”, lembra. Terá mais chances com a bela garota um parceiro que também goste de Jesus.

Fonte: Gospel +

About these ads

Publicado em quarta-feira, 26 março, 08, em 4799399. Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. Creio que a Bola de Neve atrai tanto porque as igrejas tem perdido a prática do amor e tem-se voltado para o lei. A Bola de Neve tem aprendido com Cristo a amar os pecadores, porque os são não precisam de médico.
    Paz

  2. eu tenho 46 anos,solteira,conheço a Jesus desde os meus 17 anos e de coração busco sempre fazer a sua vontade.A muito tempo venho buscando um lugar para servir ao Senhor sem ser criticada ou ficarem com pena de mim por não ter tido a oportunidade de casar,acredito no casamento como um propósito de Deus para nossas vidas,busco e espero no senhor e enquanto isto procuro viver a minha vida,viajo,passeio,estou sempre com amigos e minha familia,mas em muitas igrejas me senti constrangida por ser solteira na minha idade,e as vezes situações tipo:agora vamos orar pelos “sozinhos” ou aonde vamos inserir vc,mãe vc não é,jovem não,terceira idade é cedo,nas igrejas eu saia mais triste ainda então por muito tempo não frequentei por me sentir deslocada,mas sempre participei de eventos como o Despertai,congressos de louvor,assisto cultos pela tv,oferto e contribuo para várias instituições mas eu creio que na Bola De Neve eu me senti aceita e ninguem fica me questionando,me aceitam como eu sou,tem muitos casais de minha idade tbm e vejo que ali eu terei muito,mas muito espaço de trabalho mesmo e interação com os irmãos que é o que eu mais quero enqto espero as promessas de Deus se cumprirem em minha vida.A presença do Senhor no louvor é intensa,a igreja segue a adoração ao Senhor mesmo qdo a líder é quebrantada diante de Deus e não consegue cantar,os jovens choram pela presença de Deus e vejo um bom trabalho de assistencia social se criando tbm.E outra coisa eu vejo que não existe aquele fanatismo por determinados lideres de louvor que Deus levanta no país,todos são iguais em Jesus.Ela tbm participa do ministério da igreja em células,quer dizer,ninguem lá é solto ou sozinho.Faz pouco tempo que participo mas nunca me senti tão em casa ou como eram as igrejas no inicio dos anos 80 qdo Deus derramou um avivamento intenso em nosso país.

  3. os meus 17 anos e de coração busco sempre fazer a ti cosaia mais triste ainda então por muito tempo não frequentei por me sentir deslocada,mas sempre participei de eventos como o tuições mas eu creio que na Bola De Neve eu me senti aceita e ninguem fica me questionando,me aceitam como eu sou,tem muitos casais de minha idade tbm e vejo que ali eu terei muito,mas muito espaço de trabalho mesmo e interação com os irmãos que é o que eu mais quero enqto espero as promessas de Deus se cumprirem em minha vida.A presença do Senhor no louvor é intensa,a igreja segue a adoração ao Senhor mesmo qdo a líder é quebrantada diante de Deus e não consegue cantar,os jovens choram pela presença de Deus e vejo um bom trabalho de assistencia social se criando tbm.E outra coisa eu vejo que não existe aquele fanatismo por determinados lideres de louvor que Deus levanta no país,todos são iguais em Jesus.Ela tbm participa do ministério da igreja em células,quer dizer,ninguem lá é solto ou sozinho.Faz pouco tempo que participo mas nunca me senti tão em casa ou como eram as igrejas no inicio dos anos 80 qdo Deus derramou um avivamento intenso em nosso país.

  4. jessica mendes gnocchi

    Creio que em nome de Deus
    voces tem capacidade
    de crescer cada vez
    mais espiritualmente
    fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo
    amem

  5. Luiz Claudio MC Leão de Judá

    Sempre ouvi falar sobre a igreja,faço parte de um ministério semelhante,pregamos para motociclista em encontros de motos,e a nossa forma de pregar a Jeus é o mesmo que vocês fazem aí,e um barato, interagir e termos um respeito da galera em que as vezes e barra pesada,não podemos deixar as pedras clamarem e é bom saber que nós não estamos sozinhos nesta jornada ,que o Senhor nosso Deus faça cada ves mais multiplicação do pão em sua igreja a paz do Senhor Jesus Cristo amem.

  6. e bola de neve mane..
    com jesus no coraçao ..
    vem a avalanche de gloriaaa

  7. Oi,Como vam? eu queria saber quais os dias de culto,e os horarios.tenho ouvido falar muito de vcs e queria visita-los.fIquem com Deus.

  8. Acho vocês demais, não importa como somos no exterior e sim o nosso coração. E o que importa é que queremos adorar a Deus.
    Paz!

  9. Olá … Gostária de saber se á em Rio Claro-SP a igreja Bola de Neve.
    Estou muito interesse em visitár esse ministério..
    Obrigado

  10. ola meus irmãos em cristo,saudo todos a com a paz do nossa mestre jesus.amém.
    todo ministerio que profana o nome de jesus e anda em conformidade com a palavra de Deus é uma benção e na minha opinião esse e motivo da igreja esta atraindo os jovens e nós temos que dar cloria toda vez que um ministerio desse é levantado por DEUS.

  11. A Paz, brothers!

    Só queria dizer pra vocês tomarem cuidado com o que escrevem aí, visto que há na internet uma nova linguagem, cheia de abreviações e etc…porém vamos enriquecer nosso vocabulário aí! Não estou querendo encher a paciência de ninguém, mas, Aureo Vieira, ninguém deve PROFANAR o nome do Senhor Jesus, mas sim PROCLAMAR! …fiquem na Santa Paz do Senhor Jesus!!!!!!!!

  12. Gostaria de dizer que sempre peço em oraçao que a Igreja Bola de Neve seja levantada aqui na cidade de Cuiaba MT…porque creio que o resgate de almas sera grande pra Jesus dentro desse ministerio. Porque os adolescentes e jovens caminham para um mundo de ilusao, buscando a felcidade em drogas, baladas, prostituição.
    Digo isso porque os eu sou uma serva de Deus que vivia nas raives , baladas, vicios e hoje pela honra e gloria do Senhor hoje sou instrumento usado em suas mãos.
    E tenho como exemplo para meu testemunho a passagem que fala ” AONDE ABUNDOU O PECADO SUPERABUNDOU A GRAÇA”.
    EM NOME DE JESUS QUE VENHA PRA CÁ A IGREJA BOLA DE NEVE!

  13. adorei conhecer vcs moro em santa catarina, sou surfista, queria conhecer mais vcs, moro em Blumenau – aqui tem mais perto ou uma indicação, tenho 30 anos sou ex-seminarista adoro conhecer toda palavra e um novo conceito de deus.

  14. legal eu gostei muito dos lovores da igreja bola de neva.eu gostaria de sabe como é a doutrina da igreja como vc incentiva os jovens a serguir a cristo.

  15. shalom ; desculpe mas debaixo deste nome todo es aceito, nao quero criticar mas desde estes pastores a rabinos a palavra es eles ensinan ao povo fantasia, um espresar cheio de emocoes

  16. É incrivel como as pessoas dessa igreja estão preocupadas em buscar a Deus e seus preceitos,e isso émuito bom afastando qualquer chanse de errar contra no Deus,que Deus vos abeçoe.

  17. Ola galera a paz, a igreja “Bola de Neve” nao é só para jovens e sim para você e para todas as idades, amém, gostariamos de coração que venham nos visitar um dia, a casa do Senhor. Seram Bem Vindos. Horarios e Endereço da igreja Bola de Neve (Sede) São Paulo – SP fica na rua: Clelia nº 1517, (Antigo Olimpia) na Lapa, proximo estação da Lapa . cultos Quinta, ás 20:00, domingo ás 10, 16 e 19 hs e de sabado no templo da turiassu, endereço rua: Turriassu nº 734 Perdizes -SP, atras do (Parque da Água Branca), proximo estação Barra Funda de metro e trem. Esperamos por vocês, para adorar o Nome de Jesus.Amém. Fiquem na Paz. Deus Abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: