Vineyard grava seu 1° DVD em São Paulo e o lançamento perto está


Em uma noite memorável do dia 10 de abril, na Casa das Caldeiras, em São Paulo, foi gravado o primeiro DVD ao vivo do Ministério Vineyard, “Vem, Esta é a Hora”, em uma parceria entre a Vineyard Music Brasil e a Aliança Produção e Distribuição.

Centenas de pessoas puderam presenciar a emoção que tomou conta do lugar, cantando músicas consagradas do ministério que ganharam seu primeiro registro em vídeo. “Foram alguns anos de espera por esse momento. Muitas pessoas nos cobravam por esse produto”, diz o baterista da banda e coordenador administrativo do ministério, Márcio Miguel, explicando sobre a realização de um sonho antigo do grupo. “Cremos que essas músicas – agora registradas em vídeo – continuarão abençoando igrejas em todo Brasil e influenciando muitos ministérios de adoração.”

Sucessos consagrados como “Senhor Te Quero”, “Grande Deus”, “Reina em Mim” e “Vem, Esta é a Hora”, além das inéditas “Mais Que um Amigo”, “Mais Que Tudo” e “Quebrantado” – esta última com participação especial do vocalista e guitarrista do Oficina G3, Juninho Afram – foram executados debaixo de muita unção para o deleite da platéia. A canção “Me Derramar”, que ganhou uma nova roupagem, foi apresentada em um tocante dueto de David Quinlan e Greta Lira. “Os momentos mais marcantes da minha vida sempre estiveram relacionados com pessoas e na gravação do DVD não foi diferente. Foi um tempo muito bom de comunhão, conversas e boas risadas. Foi muito bom estar junto e simplesmente curtir a presença de pessoas tão queridas. A minha expectativa em relação ao DVD é que Deus seja honrado e Ele use esse projeto para trazer transformação à vida de muitas pessoas. Que muitos tenham desejo de se relacionar com Ele através dessas canções”, diz Greta, líder de louvor da Vineyard em Atlanta (EUA).

Outro momento marcante da gravação foi a apresentação de Nívea Soares com Andréia Miassaca na música “Meu Respirar”, que impactou o público presente, demonstrando mais uma vez o porquê do Ministério Vineyard ser um dos principais nomes do louvor e adoração do Brasil.

Além do talento dos músicos, a equipe técnica também esteve impecável, a começar pela escolha do local – nada convencional – para a gravação do DVD, que ajudou a criar o clima da noite. Ricardo Carreras, diretor geral do DVD e da Aliança, procurou por algo diferente, cuja própria arquitetura pudesse ser usada como cenário. Após muita pesquisa, conheceu a Casa das Caldeiras, na Zona Oeste de São Paulo, e resolveu apostar nessa opção, mesmo sabendo de suas limitações técnicas. Tombado pelo patrimônio histórico, o local escolhido conseguiu dar, ao mesmo tempo, um ar moderno e rústico à gravação, imprimindo um clima bem intimista ao projeto.

Outra contribuição importante foi a escolha acertada da iluminação, montada com uma grande quantidade de movings lights, aparelhos robóticos que trocam de cor e posição, que valorizaram e deram uma dinâmica especial na caldeira localizada no palco.

O cenógrafo Fábio Goldfarb ressalta também que foi uma brincadeira interessante dar um clima de sofisticação e aconchego ao ambiente rústico da antiga fábrica. Para isso, foi utilizado um pouco de cor, com predominância de tons neutros, tons terrosos de tijolos e laranjas quentes. Para o palco, a idéia foi trabalhar o cinza, aproximando-o da essência do ambiente que é o de uma fábrica, passando a sensação de um piso de concreto, até porque todo o esforço foi para deixar a idéia mais sólida, valorizando a característica fabril da casa. Para a equipe, o projeto em si não teve exatamente a estética de um show, mas o ambiente deu uma outra dimensão especial ao trabalho, o que pôde ser comprovado na noite da gravação.

Os preparativos, porém, começaram bem antes, em 2007, com alguns ensaios com a banda em Piratininga, no interior paulista. “A princípio a idéia foi observar e analisar como a banda executava as músicas que estavam no repertório do DVD”, explicou Maurício Abachioni, coordenador do projeto e produtor musical. “Depois disso, passamos a estudar referências de áudio e vídeo para iniciar a produção. A partir daí, reescrevemos os arranjos das músicas com base nas referências e nas anotações que trouxemos do encontro com a banda e fomos para um estúdio (Creative Sound) para fazer a pré-produção.” Segundo Abachioni, a maior preocupação durante as gravações foi a mudança dos vocais principais durante as canções, já que, além do revezamento entre os cantores, característico do Vineyard, havia três convidados especiais no palco.

Baseando-se no som da banda e na proposta da direção do projeto, o diretor Guilherme Conti conta que a idéia que ele teve foi montar algo moderno, até porque o grupo é bem conceituado e conhecido no meio gospel. “A produção do projeto foi difícil, mas a união das equipes envolvidas fez a diferença. Todos se dedicaram para mostrar a grandiosidade do local e dos artistas.”

Tamanho esforço das 150 pessoas, aproximadamente, que participaram da realização do projeto, sem dúvida, não foi em vão. A Casa das Caldeiras transformou-se em um local de adoração genuína e o resultado disso poderá ser visto no DVD, que tem tudo para seguir a esteira do sucesso do CD “Vem, Esta é a Hora” (2001), que vendeu mais de 300 mil cópias. “Fizemos algumas tentativas para produzir esse DVD no passado, porém, vendo toda a qualidade dos profissionais envolvidos, cenário, som, ambiente, fico com a sensação de que valeu a pena esperar”, conclui Márcio Miguel.

Fonte: O Verbo

Publicado em sexta-feira, 10 outubro, 08, em Gravações, Grupos de Louvor, Lançamentos, Noticias nacionais, Vineyard. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Olá!

    Seu link já está em meu blog.

    Obrigado pela parceria!

    Um abraço!

Deixe um comentário